quinta-feira, 19 de maio de 2011

Palavras da atleta Jade Barbosa




Dicas da Jade
Olá, pessoal!! Desde que comecei a me destacar como ginasta, muitas pessoas, dentre elas crianças, jovens, pais e até treinadores, me procuram querendo saber qual o segredo do meu sucesso. Foi pensando nisso que resolvi fazer esta seção, onde reuni algumas dicas, experiências e curiosidades que fazem parte da minha rotina diária. Espero que gostem!! Beijos da Jade

Vida de Ginasta
O início foi fácil, porque sempre fui “agitada”. Gostava de correr e pular sem parar e, assim como várias outras crianças, fui incentivada a fazer ginástica desde cedo. Gostei desde o primeiro dia de aula, pois pude extravasar minha energia e agitação de forma prazerosa e alegre. Meu biótipo também me ajudou e levei vantagem pela minha estatura pequena e corpo forte.

Dica:
Se seu filho ou aluno tem essas características, procure um clube ou uma escolinha esportiva para que ele possa se iniciar no esporte. Mas sem cobranças, ok? Com o tempo, ele poderá mostrar gosto e habilidades para um treinamento mais sério e quem sabe tornar-se um (a) atleta como eu. Mas se seu pimpolho é alto ou um pouco mais cheinho, e gosta de ginástica, não desanime. Deixe-o seguir em frente, pois é um esporte fascinante. Mesmo que não se torne um atleta de ponta, o que vale é estar se exercitando e se divertindo.

A prática de esportes pode ser maléfica?
Atualmente, existe uma grande preocupação sobre excesso de treinamento em crianças e adolescentes. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos às crianças ou adolescentes que demonstrarem: fadiga, sono excessivo, dificuldade para acordar, falta de apetite, mudança de humor, recusa a ir à escola, queda da performance e lesões repetidas. Se isso ocorrer, deve-se procurar orientação médica.

No meu caso, a coisa é um pouco diferente. Meu treinamento visa a resultado. Portanto, trabalho com superação de limites diários. Se sinto alguma dor, se estou triste ou com qualquer outro problema, preciso superá-los para treinar – e, de preferência, bem. Um dia sem rendimento ou superação é um dia perdido.

A ginástica prejudica o crescimento?
A ginástica não impede o crescimento, como muitas pessoas imaginam. Nós, atletas da ginástica, somos mais baixos do que outros, de outras modalidades, porque essa é a seleção natural do esporte. Eu, por exemplo, jamais seria alta, mesmo se não fizesse ginástica.

Como os pais podem incentivar, sem estressar?
Meus pais sempre foram meus maiores incentivadores. Mas presenciei algumas cenas desagradáveis de pais de amigas minhas, que não souberam se comportar. Não caia no mesmo erro. Pode levar seu filho ao fracasso.

Na minha opinião, vocês, pais, devem agir assim: Mostre interesse e alegria pela atividade física que seu filho escolher. Se ele começar a competir, vá às competições com satisfação. Seja útil e incentive-o de forma positiva a dar o melhor de si, sem comparações. Não seja excessivamente crítico, pois isso mostra que você não está satisfeito com o desempenho do seu filho. Evite dar uma de “técnico”, dando instruções e passando por cima das orientações do próprio instrutor, porque isso constrange e deixa a criança desorientada. Nas competições, não fique alterado, gritando, gesticulando, procurando briga. Passe sempre confiança e não seja superprotetor. Se você tem medo de ver seu filho em competições ou em treinamentos puxados, por inúmeras razões e insegurança, isso pode ser transmitido para ele. Então, evite ficar assistindo aos treinamentos e, nas competições, fique apenas o tempo que agüentar.

Disciplina e Alimentação
Disciplina, dedicação e boa alimentação são fundamentais. Mas, confesso!!, essa coisa de dieta balanceada sempre foi uma parte difícil na minha vida. Eu adoro chocolate, bala, fast food, mas tive que aprender a escolher melhor meus alimentos – uma exigência no meu esporte, pois preciso estar leve para saltar, evitando assim as lesões, e bem alimentada para agüentar o ritmo de treinamento. Só assim consigo ter um desempenho cada vez melhor.

Minhas refeições são balanceadas com os nutrientes adequados. Procuro ingerir alimentos dos diferentes grupos alimentares, tais como: proteínas (carne, ovos, leite e derivados), carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz etc), lipídeos (óleos e gorduras), fibras, água, vitaminas e minerais (frutas verduras e legumes). Mesmo que o objetivo seja perder peso, não posso pular as refeições – tenho de diminuir a quantidade ingerida.

Não se esqueça de se alimentar antes de qualquer atividade física, ou em intervalos de quatro horas entre as refeições. Um copo de suco e algumas bolachas água e sal, barras de cereais podem ser ingeridos antes e depois das atividades físicas.

Ah!! Beber bastante líquido também é muito importante. Eu tinha uma mania de não beber água e consegui como “prêmio” algumas pedras nos rins. Agora, aprendi: é muito mais fácil beber dois litros de água por dia do que ter aquela dor horrível!! DICA: Para uma atleta, como eu, ter bom desempenho nas atividades esportivas, é necessário acompanhamento nutricional. Dessa forma, a partir de meus hábitos alimentares individuais, gasto energético, atividades praticadas e minhas preferências, dentre outros aspectos, é elaborado um plano alimentar que atenda a todas as necessidades de cada atleta, tornando seu desempenho cada vez melhor.

Beleza
Um dia vi umas fotos de atrizes famosas com e sem produção e fiquei bastante animada. Às vezes a gente não fica se achando feia, que o cabelo está horrível e que não tem roupa que fique bem? Acontece com você? Comigo acontece sempre. Mas não caia neste erro, não tente se enquadrar em um padrão. O legal é ser original!!

Dica:
O mais importante é estar feliz e se sentir bem como você é, de resto agente sempre dá um jeito de melhorar. Eu, por exemplo, invisto em maquiagem q dá um visual bem legal e levanta o astral.


Quando iniciar e qual o esporte mais indicado?
Crianças e adolescentes crescem e maturam, tanto física quanto psicologicamente, com grandes diferenças individuais. E as modificações são mais marcantes durante o estirão do crescimento na puberdade. Portanto, o critério “idade” não deve ser aplicado isoladamente aos esportes (principalmente os coletivos e lutas). Deve-se considerar também a altura, o peso e outras características individuais.

Até 5-7 anos, somente são indicadas brincadeiras e lazer, sem cobranças sobre aprendizado da atividade física escolhida.

A partir dos 5-7 anos a criança pode ser colocada em escola de iniciação (natação, capoeira, danças, ginástica...) – sempre com objetivo de reforçar as habilidades específicas de cada um.

As competições são indicadas após os 13 anos. Mas, se a criança ou adolescente mostrar, por iniciativa própria, desejo de competir antes dessa idade, deve-se incentivá-la, enfatizando-se sempre a prevenção de lesões físicas ou psicológicas que possam vir a ocorrer com o treinamento sistemático.



Jade Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário